Essa é uma boa questão para ser resolvida, afinal, com tanta tecnologia, alguns sites e aplicativos são criados com o intuito de facilitar nossas vidas. Mas até que ponto devemos confiar? Como eles funcionam?
Elegi dois dos mais badalados com minhas observações, para que não corram o risco de pagar algum “mico”por ai.
  • Wine-Searcher.com
    Excelente site informativo em que você encontrará diversas informações à respeito do vinho, suas pontuações, e as lojas onde ele pode ser adquirido no mundo todo.Atenção: esse site passa valores, porém apenas converte para a moeda do país em que você está acessando, não acrescentando a carga de tributações. Como estamos no Brasil, além da carga tributária, há um acréscimo de ST,   que varia de estado para estado, podendo encarecer o vinho em até 40%. Portanto, os valores são muito distantes da realidade vivida em nosso país.
  • Vivino App 
    Esse é o app mais famoso do momento, em que basta tirar uma simples foto que ele escaneia e reconhece o vinho, dando opções de safras e uvas para que selecione com exatidão. Incrível né?! Ele ainda organiza  uma pontuação própria para cada rótulo! Ela é feita pela média dos seus colaboradores, variando de uma até cinco estrelas.Atenção: o app é abastecido de forma colaborativa, recebendo observações de pessoas do mundo todo sobre suas próprias degustações, e é ai que mora o perigo. Se algum colaborador não gostar do vinho e achar que ele não vale nem 1 real, comprometerá diretamente o valor médio dentro do app. É importante pesquisar com bastante calma, pois nem sempre as informações dos usuários são verídicas e as médias – em alguns casos – se tornam duvidosas.
Se estiver com dúvidas de preço, faça uma pesquisa rápida em sites de compras brasileiros. É mais seguro.
Cuidado ao argumentar:
“Nossa, esse preço está muito caro. Ví neste app/site e está muito mais barato!”
Sem micos, hein?!  😉 Rs

Leave a Reply