Vinhos finos e vinhos de mesa, qual a diferença?

Estes dois termos são ditos regularmente por aí, alguns vagamente, outros usados de forma errada por quem produz ou comercializa vinhos.

Para quem gosta de vinho, é muito importante entender a diferença de cada um dos termos. Vamos lá?

Se você está começando a se encantar por vinhos, precisa primeiramente saber os tipos de planta que produzem a UVA para o vinho.

uvasviniferas

Videira ou vinha é a árvore que pertence ao gênero Vitis, que possui 40 espécies diferentes, sendo uma delas a Vitis vinífera, esta por sua vez, conta com mais de 5 mil variedades como as famosas Cabernet, Chardonnay e Merlot.

Existem outras espécies conhecidas como Vitis labrusca, Vitis rupestris, Vitis riparia e Vitis bourquina. Estas mais conhecidas como uvas americanas (uvas de mesa), mais adequadas para o consumo rápido, para produção de uvas passas mas também são capazes de produzir vinhos, embora sua qualidade seja inferior em relação aos produzidos com as Vitis vinífera (uvas finas)

naoviniferas

“Ish, fui ao supermercado e li os seguintes termos: 

“vinho de mesa fino”

“vinho de mesa”

“vinho rosado de mesa suave”

E agora? Estou confuso!”

Caaalma, não entre em pânico.

Para não errar e acabar comprando um vinho que não atinja suas expectativas, fica uma dica fácil:

Se no rótulo vier escrito FINO, mesmo que venha acompanhado com a palavra vinho de mesa, a bebida será completamente composta pelas uvas nobres Vitis vinífera. Pronto! Agora não tem como errar. Os vinhos produzidos por uvas americanas ou de mesa são mais baratos e seus aromas são mais rústicos, costumam ser mais opacos, paladar muito intenso, e sabores bem fracos, perdendo espaço no gosto do brasileiro na ultima década.

A vantagem dos vinhos produzidos pelas uvas finas Vitis vinífera já se apresenta logo à taça, com cor límpida e brilhante, aromas de frutas, notas florais e uma infinidade de outros aromas secundários e terciários, tanto no paladar quanto no olfato, os quais falarei num próximo post.

Agora que você já entendeu um pouco melhor as diferenças, corra até um empório, ou até mesmo a um supermercado e se aventure!

Boas compras 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>